Prevenção

casal escovando dentes

Prevenções – Fique de olho!

Você sabia que existem alterações bucais que comprometem sua saúde sem os sintomas de dor? Podem levar à perda de dentes ou mesmo lesões (feridas) graves nas mucosas (gengivas) que comprometem o seu organismo sem você estar ciente.

Se perceber inchaço, manchas, coloração mais avermelhada de sua gengiva, fique atento! Os problemas podem já estar presentes.

A chave para manter um sorriso harmônico e saudável ao longo da vida é fazer avaliações regulares com seu dentista e desenvolver o hábito de uma higiene bucal apropriada.

Muitas são as consequências de uma má higienização, afetando tanto a boca quanto a saúde geral.

A placa bacteriana – nossa vilã!

Nada mais é que o resultado da ação das bactérias já presentes no meio bucal sobre os resíduos alimentares que se depositam nas superfícies de dentes, língua e mucosas, formando uma “massa” amolecida, branco amarelada, facilmente removida com técnicas corretas de escovação. No entanto, se esta placa não for removida vai mineralizar (endurecer) formando o tártaro que então só poderá ser removido com ajuda do dentista. A placa bacteriana é a responsável em dar início aos problemas bucais, gerando novas cáries, infiltrações em restaurações e coroas protéticas, também gerando alterações em gengivas e osso que sustentam os dentes, variando em grau mais leve – a gengivite – até o grau mais severo de danos, como a perda do dente e implantes e doenças em outras partes do corpo.

A boa notícia é que existem possibilidades para prevenir ou amenizar os prejuízos! O hábito diário de cuidados com a escovação correta, uso de fio dental e antisséptico devidamente orientados, uma regularidade de visitas ao dentista e hábitos alimentares saudáveis ajudam a evitar o aparecimento dessas doenças.

A ciência moderna tem nos proporcionado diversos recursos de tratamento para o restabelecimento da saúde e reabilitação das estruturas danificadas. Um desses recursos muito promissor é o uso de terapia com laser, que previne ou evita a piora de algumas doenças instaladas.

Temos que lembrar também que os cuidados preventivos com a saúde bucal nos leva a alcançar um aumento de duração na vida útil de trabalhos odontológicos realizados, como em restaurações, trabalhos estéticos, próteses fixas e removíveis, implantes e ao envelhecimento (desgaste) prematuro dos dentes através dos processos de erosão ácida e bruxismo (ranger os dentes).